Palavra de Deus - Mateus 10, 26-33
“Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma... Não tenhais medo! Vós valeis mais que muitos pardais...não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado...”
O que o texto diz pra mim?
Quando o ser humano quebrou sua aliança no Paraíso, o medo foi sua reação imediata. “Ouvi teus passos no jardim,, por isso tive medo...” (Gen 3,10)
O medo se instalou em seu coração. Medo dos passos de Deus e de seus próprios passos; medo de estranhos e de amigos; medo de seu corpo e da sua afetividade; medo de decidir; medo de se comprometer; medo de romper as amarras do passado; medo do novo; medo de viver e de morrer.
Humanamente falando, o medo é algo tão natural como o instinto de sobrevivência.
Grandes medos não aparecem com freqüência, são os pequenos que surgem em encontros diários com a realidade e minam o poder de resistência e crescimento .Cada atividade humana é acompanhada de uma sombra escura que desperta o medo. Nada é garantido, nada está seguro, e a vida sem segurança é vida marcada pelo medo.
No entanto, uma coisa é sentir medo, pois somos humanos, frágeis e limitados; outra coisa, porém é permanecer paralisado com medo de arriscar. Desafiando os medos aprende-se a ter coragem. O conhecimento da própria fraqueza é a maior força.
Na Palavra de Jesus encontramos a fonte, a razão da nossa confiança:
“Nenhum pardal cai no chão sem o consentimento do Pai...” Deus toma conta até dos cabelos de nossa cabeça. A raiz da confiança é a fé em Jesus
“Não tenhais medo.. O compromisso com o Reino requer de nós todos uma forte dose de coragem e uma alma ágil, animada pelo sabor da aventura e da novidade.
Vencido o medo, nós nos tornaremos autênticos, criativos e audazes seguidores de Jesus.
Minha Oração
Senhor, entra na minha casa. Quero ter a coragem de entrar no meu eu interior. “uma nova vitalidade, um sonho ousado, uma intuição, um dom especial, o encontro com o verdadeiro eu, a imagem que Deus faz de cada um de nós. Vem, Senhor, conduz minha vida ao tesouro escondido no interior de nossa vida. Amém