top of page
Irmã Eneide Soares

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo - 12º DTC


Palavra de Deus - Mateus 10, 26-33

“Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma... Não tenhais medo! Vós valeis mais que muitos pardais...não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado...”

O que o texto diz pra mim?

Quando o ser humano quebrou sua aliança no Paraíso, o medo foi sua reação imediata. “Ouvi teus passos no jardim,, por isso tive medo...” (Gen 3,10)

O medo se instalou em seu coração. Medo dos passos de Deus e de seus próprios passos; medo de estranhos e de amigos; medo de seu corpo e da sua afetividade; medo de decidir; medo de se comprometer; medo de romper as amarras do passado; medo do novo; medo de viver e de morrer.

Humanamente falando, o medo é algo tão natural como o instinto de sobrevivência.

Grandes medos não aparecem com freqüência, são os pequenos que surgem em encontros diários com a realidade e minam o poder de resistência e crescimento .Cada atividade humana é acompanhada de uma sombra escura que desperta o medo. Nada é garantido, nada está seguro, e a vida sem segurança é vida marcada pelo medo.

No entanto, uma coisa é sentir medo, pois somos humanos, frágeis e limitados; outra coisa, porém é permanecer paralisado com medo de arriscar. Desafiando os medos aprende-se a ter coragem. O conhecimento da própria fraqueza é a maior força.

Na Palavra de Jesus encontramos a fonte, a razão da nossa confiança:

“Nenhum pardal cai no chão sem o consentimento do Pai...” Deus toma conta até dos cabelos de nossa cabeça. A raiz da confiança é a fé em Jesus

“Não tenhais medo.. O compromisso com o Reino requer de nós todos uma forte dose de coragem e uma alma ágil, animada pelo sabor da aventura e da novidade.

Vencido o medo, nós nos tornaremos autênticos, criativos e audazes seguidores de Jesus.

Minha Oração

Senhor, entra na minha casa. Quero ter a coragem de entrar no meu eu interior. “uma nova vitalidade, um sonho ousado, uma intuição, um dom especial, o encontro com o verdadeiro eu, a imagem que Deus faz de cada um de nós. Vem, Senhor, conduz minha vida ao tesouro escondido no interior de nossa vida. Amém

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page